Mãos

J O Ã O  L A I A
 
   


Em Maio de 1993 aquando da edição do 1.º Livro da minha mãe, escrevi um poema a finalizar o prefácio do mesmo. Por vezes pego no livro, desfolho algumas páginas, leio um ou outro “texto.dizer”, mas acabo sempre no fim por ler o mesmo poema, aquele que finaliza o prefácio que escrevi. Não sei porquê, há coisas que não se explicam, apesar de acontecerem amiúde, ... de as repetirmos vezes sem conta e não encontrarmos justificação para elas.
Ultimamente, “arredado” dos afazeres do clube, fico com bastante tempo livre para mim, ... para mim próprio, ... aquele tempo que precisamos para nós, ... para vivermos o dia a dia em paz, sem que andemos a correr, mas fazendo tudo com calma, ... deixando que as coisas aconteçam de uma forma natural. Então escrevemos umas frases aqui ou ali, ... apontamentos futuros de algo a nascer. Fazemos o esboço de um quadro, mesmo que só mentalmente, ... ou então dedicamos o nosso tempo, porque ele sobra para isso, basta querermos, ... a coisas que achamos boas, sensatas, ... atitudes por vezes já esquecidas, porque outrora o tempo era escasso, esgotando-se na maior parte das vezes numa azáfama quase que desenfreada.
Sendo assim ultimamente tenho passado bastante tempo com a pessoa que veem no vídeo e digo-vos uma coisa, tenho aprendido muito com as mãos e a calma deste homem de 101 , quase 102 anos. Bem haja avô Joaquim.
Já agora tomem lá o poema que leio muita vez, não me perguntem porquê, mas são as mãos da minha mãe, ... que dizer agora das mãos do “T’i Jaquim das Bicicletas”?, ... talvez algum dia faça algo.

Vão e Vêm,
Passam por aqui
Fazem-me festas
E eu
Sinto,
Vejo
E olho,
Percebendo-as a passar
Aqui à volta
Ali,
Como se tudo fosse delas.
São as mãos de minha mãe
Que por vezes
Me parecem
Macias
Ásperas
E duras,
Como duro é o trabalho
De tantos anos.
As mãos ...
As mãos da minha MÃE ... 


João Laia Coimbra, Maio 93

 
     
RABISCOS

GRATO
COIMBRA
QUANDO
DOCES ALMAS
12 JANEIRO 1985
ERAM
PRETO E BRANCO
BOLOTAS
GABARDINA I
18 ABRIL 2012
CAIS D'EMBARQUE
MÃOS ALGEMADAS
PARA "TI", ... PARA "VÓS"
PREFÁCIO
ALBATROZ
MÃOS
...

Mãos

home

@
joao.laia@sapo.pt
  
rabiscos - pequenos trechos da vida  -  copyright: jlaia.org | jlaia.com | all rights reserved